Caras e Caros Colegas da ABRE,
Temos o prazer de anunciar a nossa próxima convidada para o ABRE DEBATE: Natasha Belfort Palmeira.
Natasha Belfort Palmeira nasceu em São Paulo, em 1991. É graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Estudos lusófonos pela Sorbonne Nouvelle e doutora em Literatura e Civilização Francesas pela Sorbonne Nouvelle e em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Sua tese, “A forma livre: trabalho, ócio e formação do indivíduo na Educação sentimental e nas Memórias póstumas de Brás Cubas” recebeu o Prêmio ABRE de melhor tese de 2024. Traduziu, entre outros, O romance de formação, de Franco Moretti (Todavia, 2020) e publicou neste ano o livro A forma livre: Baudelaire e Machado de Assis (Editora 34, 2024). Atualmente é professora de cultura e literatura brasileira na Sorbonne Université.
Natasha Belfort Palmeira falará na sexta-feira, 13 de Junho de 2025, entre 18.00 e 19.30 (horário de Paris), sobre o o tema “O trabalho do romance. Gustave Flaubert e Machado de Assis”.
ABRE: debate é um fórum de discussões em que brasilianistas de diferentes regiões da Europa e áreas do conhecimento terão a oportunidade tanto de interagir entre si, fomentando os estudos brasileiros no espaço europeu, como de promover seu diálogo com o público estudante e acadêmico do Brasil, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa científica e dos debates envolvendo o país. O fórum tem também como propósito difundir os estudos realizados na Europa sobre o Brasil para um público mais amplo, dentro e fora do continente europeu.
Acompanhem: