Candidaturas para o Prêmio ABRE da melhor tese 2023

  1. Alexandre Ferreira Martins, A la recherche d’un lieu épistémologique brésilien en Portugais Langue Additionnelle : regards croisés sur les discours étatiques et académiques dans une perspective décoloniale, Université Paul-Valéry Montpellier 3.
  2. Bruna Martins Coelho, La fabrication de la famille traditionnelle – Une nécrologie de la nation brésilienne, Université de Paris.
  3. Camilla de Freitas Macedo, Libertaad Tutelada, propiedad precária, Índios y Tierras em el derecho del Imperio Brasileno (siglo XIX), Universidade del País Vasco Euskal Herriko Unibertsitatea.
  4. Carla Francisco, La visualité de l’esclavage urbain dans le marché de l’estampe à rio de Janeiro. Le cas des lithographies de Frederico Briggs (1820-1850), Aix Marseille Université.
  5. Daniel Polleti, Cosmopolitisme en scène : spectacle et société dans une modernité périphérique (Rio de Janeiro et São Paulo, 1822-1930, Université de Paris Saclay.
  6. Elena Manzato, Mulheres e(m) paratextos: quatro obras de Jorge Amado em italiano, UFSC / Università Ca’Foscari di Venezia.
  7. Elizabete Rodrigues Oliveira Mathieu, Violences et greves dans les plantations de São Paulo dans la période post-abolition (1888-1930), Sorbonne Université.
  8. Felipe Bernardo Estre, Diplomatic Tales: Diplomacy as Myth Construction in Brazil, USP/King’s College London.
  9. Gabriel Bayarri Toscano, Brazil above everything, God above everyone: an ethnography of Bolsonarist Metaphorical Colonial Sense in the 2018 Brazilian elections. Universidad Complutense de Madrid.
  10. Irene María Vicente Martín, Holding the empire at bay: the elites of Salvador da Bahia and the Hispanic Monarchy in Brazil (1581-1640), European University Institute (Itália).
  11. Joana Sisternas Tusell, Chapéu Mangueira et ses mondes imbriqués : Ethnographie d’une favela «pacifiée», École des Hautes Études en Sciences Sociales.
  12.  Maria Clara Braga Machado Campello, Meu pranto, seu canto: correspondências possíveis entre as obras de Carolina Maria de Jesus e Françoise Ega, Sorbonne Nouvelle/UnB.
  13. Matteo Gigante, Eros e Ares nos Trópicos: Como uma certa Literatura Brasileira decidiu desarmar lógicas de arregimentação bélicas e dessacralizar mitos de masculinidade. Universidade de Lisboa.
  14. Mirella do Carmo Botaro, Flux et reflux dans l’Atlantique Sud : la traduction de Pelourinho, de Tierno Monénembo, et de Verre Cassé, d’Alain Mabanckou, au Brésil. Sorbonne Université.
  15. Natalia Izelli Doré, Economic growth and convergence in the very long-run: the case of emerging economies with a Focus on Brazil. Universidade do Porto.
  16.  Timothée Narring, Une ethnographie de l’endettement des milieux populaires de Vitoria, au sein et au-delà des favelas, Université Paris Cité.
  17. Vitor Zan, Habiter la ville, faire territoire : une prise de position du cinéma brésilien (2005-2017), Sorbonne Nouvelle.

Prêmio ABRE da melhor tese 2023

 

Está aberta a chamada para inscrições no “Prêmio ABRE da melhor tese europeia sobre o Brasil”.

Sua tese foi defendida entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022?

Leia o regulamento a seguir e participe! As inscrições para a edição 2023 do prêmio vão até 15 de fevereiro de 2023.

 

Regulamento
Artigo primeiro – Título, periodicidade, objetivos, objeto e admissibilidade

A Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE) oferece anualmente o “Prêmio ABRE da melhor tese europeia sobre o Brasil” que tem por objetivo premiar a melhor tese de doutorado sobre o Brasil em ciências humanas e sociais realizada em uma instituição universitária europeia. A finalidade do prêmio é estimular a pesquisa ,e o conhecimento do Brasil na Europa, colaborando, ao mesmo tempo, para a divulgação das pesquisas europeias sobre o país.

São admitidas teses em todas as disciplinas das ciências humanas e sociais, desde que o trabalho enfoque de modo central o Brasil, em suas múltiplas dimensões societais,  históricas, artísticas etc. O júri é soberano para decidir sobre o eventual não enquadramento de uma tese nesses critérios.

Podem se candidatar jovens doutores que tenham defendido sua tese em uma universidade europeia entre 1° de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior. São admissíveis os inscritos nessas universidades e os alunos em cotutela para os quais uma das universidades envolvidas seja europeia. Os alunos que tenham feito estágios doutorais em universidades europeias, mas que estejam regularmente inscritos em universidades não-europeias, onde defenderam sua tese, não são admissíveis.

Os trabalhos concorrentes poderão estar escritos em qualquer língua oficial de um país europeu.

O prêmio anual será oferecido desde que ao menos uma das candidaturas responda a critérios de qualidade sobre os quais o júri é soberano, além dos critérios de exigência indicados acima, às datas de defesa, e que a documentação necessária seja enviada à ABRE nos devidos prazos.

 

Artigo segundo – Composição do dossiê e calendário do concurso

Em um primeiro momento, até no máximo às 24h (horário UTC+1) do dia 31 de janeiro do ano seguinte ao da defesa da tese, os candidatos devem enviar os documentos abaixo para o endereço eletrônico abre.associacao@gmail.com.

Documentos:

– Texto completo da tese em versão PDF;

– Resumo da mesma em português e na língua da tese, em no máximo 5 pp. cada;

– Resumo estendido da mesma em português, perfazendo um total de 10 a 20 pp.;

– CV do candidato em no máximo 3 pp.;

– Cópia do diploma ou documento administrativo comprovando a defesa da tese;

– Ata de defesa da tese (se houver);

– Cópia de um documento de identidade;

– Coordenadas completas (endereço pessoal, profissional, e-mail e telefone).

 

Antes do final de fevereiro a lista de teses selecionadas a concorrer (segundo os critérios indicados no Artigo primeiro) será publicada no site web da ABRE (http://abre.eu), e os candidatos serão informados individualmente.

O comitê executivo da ABRE dará conhecimento público da decisão do júri do concurso durante o congresso da Associação e, para os anos em que este não ocorre, até 31 de outubro. O resultado do concurso será publicado, na mesma época, no site da Associação.

 

Artigo terceiro – O Júri do concurso

O júri será composto pelos membros do comitê executivo da ABRE e por um comitê científico nomeado por estes, composto por colegas de reconhecida capacidade intelectual. Cada tese será enviada a dois pareceristas externos que serão solicitados para avaliações anônimas em função das candidaturas apresentadas (línguas das teses submetidas e especialidades temáticas e/ou disciplinares).

A composição do júri será publicada no site web da ABRE.

A atribuição do prêmio é fruto da decisão final dos membros do comitê executivo da ABRE a partir dos pareceres recebidos. Os membros do júri se reservam o direito de dobrar o prêmio, de dividi-lo entre dois candidatos, ou de não oferecer prêmio algum se considerarem que as teses submetidas ao concurso não correspondem aos seus critérios de exigência. O júri pode, enfim, atribuir menções especiais.

 

Artigo quarto – O prêmio

O valor do Prêmio é de 1.500 € e pretende ser um auxílio à publicação da tese vencedora.

Em princípio, serão concedidos 2 prêmios, um relativo à área de ciências sociais, história e interdisciplinar, e outro relativo a humanidades e interdisciplinar (compreendendo artes, música, letras etc.).

Os trabalhos escolhidos não podem estar publicados sob a forma de livro no momento da premiação.

Em caso de publicação, o logo da ABRE deverá figurar na contracapa do livro, além de uma referência explícita ao recebimento do Prêmio anual ABRE da melhor tese europeia sobre o Brasil.

Os vencedores do prêmio se comprometem a mencioná-lo em seus curriculum vitae e nas comunicações e artigos ligados às suas respectivas teses.

Nos anos em que houver congresso da ABRE, a entrega do prêmio será feita durante o evento. Nos anos em que este não ocorrer, a Associação se reserva o direito de decidir em que circunstâncias esse será entregue, dentro do calendário indicado no artigo segundo.

 

Artigo quinto – Disposições gerais

As dúvidas e os casos omissos serão resolvidos pelo comitê executivo da ABRE.

O regulamento do prêmio pode ser alterado por iniciativa do comitê executivo da ABRE. As alterações que vierem a ser introduzidas no regulamento durante o período que medeia entre o termo do prazo para apresentação dos trabalhos a um concurso e a decisão final do júri não poderão ser aplicadas a essa edição do prêmio.

Cerimônia da entrega do Prêmio ABRE

Temos a honra de convidá-los para a cerimônia de entrega do Prêmio ABRE da melhor tese sobre o Brasil defendida na Europa em 2021. A cerimônia ocorrerá online no dia 10 de Outubro às 18.00 (East European Time) pelo canal do youtube.

Sejam bem-vindos!

Agradecemos aos participantes e aos membros do Júri.