Caras e Caros Colegas da ABRE,
Temos o prazer de anunciar a nossa próxima convidada para o ABRE: debate, Irene Vicente-Martin, pesquisadora de pós-doutorado na Área de História da América da Universidade de Salamanca, com interesse no estudo do desenvolvimento social, político e cultural de Salvador da Bahia nos séculos XVI e XVII. Doutora em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, realizou estágios de pesquisa de pós-doutorado no Museu Mauritshuis (Haia) e no Madrid Institute for Advanced Studies (Universidade Autônoma de Madri). Sua principal linha de pesquisa se concentra no estudo das cidades do Brasil colonial como cenários e espaços de interseção entre as múltiplas formas de poder local e poder imperial, com especial interesse nas práticas políticas dos habitantes e em sua capacidade de negociar e influenciar as decisões da Coroa portuguesa. Sua tese recebeu menção honorífica pela ABRE em 2023.
Irene Vicente-Martin falará na terça-feira, 18 de março, entre 17.00 e 18.30 (horário de Paris), sobre o tema “O império na Bahia: práticas politicas e coletivos urbanos no Brasil colônia (sécs. 16-17)”.
Este estudo investiga o papel da cidade de Salvador no contexto do império português e sua incorporação à Monarquía Hispânica entre os séculos XVI e XVII, analisando as dinâmicas políticas e sociais que a moldaram. A pesquisa explora como as práticas de governança, as redes de poder e os diferentes grupos urbanos – incluindo elites coloniais, autoridades imperiais e populações subalternas – interagiram para definir o funcionamento da cidade e sua integração ao mundo atlântico e imperial. Ao examinar tanto as estratégias de controle imperial quanto as formas de participação e resistência local, o trabalho busca oferecer uma visão da cidade de Salvador como espaço de negociação, adaptação e afirmação do poder colonial.