Uma rede de brasilianistas na Europa: ABRE

A Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE) foi criada em Leiden, em 2017, durante o seu primeiro congresso.

A Europa tem uma forte tradição de pesquisas sobre o Brasil nas mais diversas disciplinas das ciências humanas e sociais. Nesse âmbito, a ABRE tem como objetivo construir, alimentar e manter uma rede de docentes, pesquisadores e estudantes interessados pelo Brasil ligados às instituições europeias de ensino e pesquisa. E, de forma mais ampla, pretende suscitar e facilitar as relações destes com seus colegas atuando no Brasil e em outros países do mundo.

Nessa perspectiva, a associação privilegiou, desde seu início, ações visando apoiar doutorandos interessados pelo Brasil e buscou trazer à luz os doutorados europeus voltados a esse país. Foi assim que criou o Prêmio anual ABRE da melhor tese europeia sobre o Brasil, anual, cuja primeira edição ocorreu em 2019.

Enfim, buscando dinamizar a existência do brasilianismo europeu, a associação divulga eventos e iniciativas que envolvam seus membros, as realizações destes e as atividades promovidas pelas instituições às quais estão afiliados.

Para divulgar notícias na newsletter ou na página Facebook da ABRE basta escrever para: abre.divulgacao@gmail.com. Para receber nossa newsletter, basta inscrever-se na página principal do site.

Comitê executivo da ABRE 2021-2023

Presidente: Šárka Grauová (Universidade Carolina, Praga)

Vice-Presidente: Simone Frangella (Universidade de Lisboa)

Secretário: Joachim Steffen (Universidade de Augsburgo)

Tesoureira: Anna Grimaldi (King’s College, Londres)

Diretor executivo para comunicação: Agata Błoch (Universidade de Varsóvia)

Diretor executivo para atividades orgânicas da Associação: Paulo Teixeira Iumatti (Universidade Sorbonne Nouvelle)

Representante de doutorandos: Janainna Pereira (Universidade de Lisboa)

Representante do Brasil: Ana Carolina de Moura Delfim Maciel (Universiade de Campinas)