Caras e caros Colegas da ABRE,
Temos o prazer de convidar para o segundo fórum de discussões online ABRE: debate, com a participação do Professor David Lehmann (Professor Emérito da Universidade de Cambridge).  Lehmann possui uma identidade acadêmica múltipla: como latino-americanista, ele realizou pesquisas no Chile, Equador, México e Brasil, e embora o Brasil tenha sido o mais proeminente, sua afeição e inspiração pela América Espanhola é extremamente importante.
O professor  falará na próxima sexta-feira, 21 de Abril, entre 17h e 18h30 (horário de Paris), sobre o tema “A Igreja Universal: o casal pastoral ao serviço do crescimento mundial”.

Resumo: A Igreja Universal afirma, não sem razão, estar presente em 142 países. Em menos de 50 anos desenvolveu um aparato capaz de estimular a motivação de milhares de casais pastorais (principalmente brasileiros) e milhões de fiéis, mantendo rígido controle central no desenho da organização, nas práticas rituais e no corpo doutrinal. Em sua coluna vertebral figura o casal pastoral – que geralmente não tem filhos e nunca bens próprios, o que torna possível a sua transferência de um lugar para outro ou de um país para outro a cada dois ou três anos. Aos seguidores a igreja promete uma vida física, psicológica e financeiramente saudável, a ser alcançada por meio da disciplina nos costumes, do ‘amor racional’ e da contribuição do dízimo. Trata-se, assim, de um modelo sem precedentes tanto no neo-Pentecostalismo como nas igrejas evangélicas mais convencionais.

ABRE: debate é um fórum de discussões em que brasilianistas de diferentes regiões da Europa e áreas do conhecimento terão a oportunidade tanto de interagir entre si, fomentando os estudos brasileiros no espaço europeu, como de promover seu diálogo com o público estudante e acadêmico do Brasil, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa científica e dos debates envolvendo o país. O fórum tem também como propósito difundir os estudos realizados na Europa sobre o Brasil para um público mais amplo, dentro e fora do continente europeu.

Acompanhem:
YOUTUBE
FACEBOOK