Presidente da ABRE

Universidade de Lisboa

É antropóloga, doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas, Brasil (2004). As pesquisas realizadas durante o Mestrado (“Capitães do Asfalto: a itinerância como construtora da sociabilidade de meninos e meninas de rua de Campinas”) e o Doutorado (Corpos Urbanos Errantes: uma etnografia da corporalidade de moradores de rua em São Paulo) trataram de temas relacionados ao espaço urbano, corporalidade, percursos itinerantes e a construção de sociabilidades, tendo a rua como espaço central.
Já na Europa, foi pesquisadora associada ao King’s College, Universidade de Londres e pesquisadora visitante na Goldsmiths College. Neste período trabalhou, respectivamente, sobre produção cultural brasileira em Londres e imagens afro-brasileiras e sobre os imigrantes brasileiros em Londres.
Desde 2009 vive em Lisboa. Atualmente é investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Dedica-se, neste período a questões relacionadas com as mobilidades transnacionais, particularmente os fenómenos migratórios e suas dinâmicas sociais e simbólicas, tendo como recorte empírico a migração brasileira. Neste universo, alguns aspetos foram privilegiados: as relações de género e familiares, os discursos sobre identidade nacional e sobre pertenças territoriais, relações geracionais, a produção cultural, a gestão da vida e a construção da pessoa.