Conferência de encerramento do III Congresso da ABRE

Eva Batličková, Masaryk University (Brno, CZ)

Vilém Flusser: Em Louvor do Diálogo

O praguense Vilém Flusser encontrou refúgio no Brasil diante da ameaça nazista que se alastrava pela Europa junto com a Segunda Guerra Mundial. Na década de 60, o filósofo entrou na vida intelectual do seu novo país, publicando ensaios em jornais e revistas e ensinando nas universidades paulistas. Seus textos e suas falas, frequentemente considerados polêmicos, seguem inabalavelmente uma direção: o engajamento contra todo tipo de opressão que um sistema exerce sobre o ser humano e sempre em prol do diálogo, por mais desafiador e provocador que possa parecer.

Eva Batličková (1976), Universidade de Masaryk em Brno, República Tcheca

Professora Doutora do Instituto de Línguas e Literaturas Românicas, Língua e Literatura Portuguesas, Faculdade de Letras, Universidade de Masaryk, em Brno. Desde 2015, coeditora da revista eletrônica Flusser Studies.

Em 2004 recebeu uma bolsa de estudos na Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Possui doutorado da Universidade de São Paulo (USP, 2014-2019). Publicou monografias A época brasileira de Vilém Flusser (2010) e Saul de Vilém Flusser: diálogo e subversão (2019).

Leciona sobre história e literatura brasileiras, literatura na Amazônia com o foco na situação pós-colonial, história de Portugal, seminários linguísticos e da tradução. Sua pesquisa acadêmica é voltada à obra de Vilém Flusser, sobretudo a sua teoria da linguagem.